sexta-feira, 20 de outubro de 2017

CONTRIBUTOS EXTERNOS

# ANIMALEJO #
                                                                             
Gil Monteiro*

Animalejo é referido a um pequeno ser ou às ações brutas, malfazejas, por ele praticadas, aliadas a atividades mesquinhas; ditas por pessoas “miudinhas”!
O conceito de animal minúsculo leva a pensar na origem da vida e da evolução dos entes, desde os microscópios aos mastodontes, das baleias aos elefantes. As neociências serão capazes de ressuscitar os mamutes fósseis da ásia?! Há quem pense o impossível! Basta conhecer o ADN fóssil? Novos e importantes conhecimentos estão sempre a surgir...
As leis da vida serão, cada vez mais, tidas como mistérios. Assim, no matutar do profundo supor: (Como fomos criados e como será o “amanhã”?) Não temos uma filosofia ou políticas completas para responder aos inquietos pensamentos. É necessário não perder a esperança e acatar as descobertas, de melhores dados científicos, para tranquilizar as crenças naturais, tidas ou prognosticadas.
Somos eternos?! Sim, Senhor do Céu. A seguir ao destino terrestre, teremos o tempo da alma. Deus não é vingativo: não extermina os espíritos impuros pelo fogo do “Inferno”, pois, além do mais, são imateriais!
No juízo final último haverá a compaixão divina. Jesus Cristo teve vida terrena e passou pelos perigos dos falsos juízos dos humanos, bons e maus; o portar-se mal tem numerosos significados. O que é ser um justo?!
No materialismo existe a tendência, conforme as doutrinas, da defesa dos assuntos naturais, tanto sociais como mentais. Deus foi apenas o Criador para as substâncias se transformarem! E os milagres?!
 Interpretação da filosofia materialista ou lógica:
Deus, o primeiro motor, após o ato da criação, deixa de interferir no material cósmico; as partículas seguem os caminhos programados, nos inícios dos princípios. No final do Big - Bang, que terá dado a formação do Universo, restará a matéria cósmica, ficaram as almas e os tipos de energias iónicas e a morte: o que será falso! As nossas caveiras podem durar milhões de anos, mesmo sem serem fossilizadas. É o fim de um ciclo.
Simplificando: as galáxias, surgidas na explosão do Big-Bang, ficarão inertes --- evolução dos elementos atómicos, sem contar com a reconversão da matéria biótica.
Somos marionetas? Não. O materialismo, mesmo dialético, tem a religião, desde o berço até à libertação da alma, nas formas das diversas expressões terrenas e celestiais.
Entre o Bem e o Mal as leis são usadas.
A Filosofia não é uma ciência, ainda que conheça as suas leis e interprete o desenvolvimento intelectual, e conheça os tipos de políticas e religiões.
Uma tribo africana ou de índios americanos têm as suas crenças e os seus rituais.
Mesmo como jargão, torna-se necessário a velha lei de Lamarck: “A função faz o órgão”.

Porto, 10 de outubro de 2017

*José Gil Correia Monteiro

Sem comentários: